Publicações
Os trabalhos finais de curso do PPGEEsp (Dissertações) são publicadas no Repositório Institucional da UFRN.
Artigos publicados por docentes e discentes do Programa:
BEZERRA, Tarcileide Maria Costa ; MAGALHÃES, RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA . Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 29673-29680, 2020.
CENCI, Adriane, LEMOS, Mônica Ferreira, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana, ENGESTRÖM, Yrjo. The contradictions within inclusion in Brazil. Learning Culture and Social Interaction, v. 24, 2020.
COUTINHO, KARYNE DIAS ; ALVES, JEFFERSON FERNANDES . As artes na Base Nacional Comum Curricular. TEXTURA - ULBRA , v. 22, p. 241-264, 2020.
LIRA, Jordana Tavares de; CENCI, Adriane . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPUS APODI DO IFRN. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16, p. 543-564, 2020.
FARIAS, MARIANA DAMIÃO ; OLIVEIRA, FRANCISCA KATARINA ; CENCI, Adriane . Atuação do tradutor intérprete de Libras no ensino superior: implicações na disciplina de educação inclusiva. Research, Society and Development , v. 9, p. 171911843, 2020.
KRANZ, CLÁUDIA ROSANA ; CAMPOS, HERCULANO RICARDO . EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 24, p. 1-9, 2020.
MAGALHÃES, R. C. B. P.; GUERRA, E. C.(Eliana Costa) ; SILVA, R. A. . ESTIGMA E IDENTIDADE NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ?ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM??. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 2, p. 47-64, 2020.
MAGRO, J. P. ; SANTOS, C. M. D. ; FONSECA, G. F. ; VIANA, F. R. . Atividades de alfabetização e a inclusão de estudantes cegos. Revista de Casos e Consultoria , v. 11, p. 1-10, 2020.
MARTINS NETO, A. V. ; NASCIMENTO, C. J. S. ; SANTOS, J. T. G. ; VIANA, F. R. ; FONSECA, G. F. . Impressão 3D e o Ensino de Geografia para aluna com Deficiência Visual. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e11115-e111123, 2020.
MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, C. P. ; ARAUJO, T. M. S. . Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia ao campo da Educação Escolar brasileira. Revista Educare, v. 4, p. 1-19, 2020.
MONTEIRO, M. F. ; GONZALEZ, M. V. S. ; FONSECA, G. F. ; VIANA, Flávia Roldan . A robótica educacional e a aprendizagem das regras em sala de aula: uma proposta inclusiva. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e1117-e1128, 2020.
NASCIMENTO, DANIEL BESERRA DO ; BRITO, MAX LEANDRO DE ARAÚJO ; FONSECA, GÉSSICA FABIELY ; MEDEIROS NETA, OLÍVIA MORAIS DE ; MARTINS, CIBELLE AMORIM ; GUARDIA, MABEL SIMONE DE ARAUJO BEZERRA ; ARAÚJO, MARIA VALÉRIA PEREIRA DE ; GUERRA, ELIANA COSTA ; TEIXEIRA, RICARDO LUIZ PEREZ ; SHITSUKA, RICARDO ; SILVA, PRISCILLA CHANTAL DUARTE ; JUNGER, ALEX PAUBEL . Innovation and Use of New Teaching Technologies in Undergraduate Learning and Empowerment for the Labour Market. INTERNATIONAL JOURNAL: EMERGING TECHNOLOGIES IN LEARNING, v. 15, p. 281, 2020.
REIS, L. F. S. O. ; MELO, F,R.L.V. . O acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior: estado da arte sobre reserva de vagas. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e11135, 2020.
SILVA, MÁRCIA VERÔNICA MONTEIRO ; DANTAS, LARA KATARINA DE SOUZA ; VIANA, Flávia Roldan . Visibilidades no contexto surdo dentro do Programa de Residência Pedagógica. Research, Society and Development , v. 9, p. 166911771-166911783, 2020.
SILVA, N.M. ; ALVES, J. F. ; CASTRO, A.B.C. ; VARELA, J.H.S. . Educação musical de surdos: características, barreiras e práticas exitosas. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 46, p. 01-18, 2020.
SILVA, Layson G. B. ; SILVA, Lucieide C. ; CENCI, Adriane . A ESCOLA NAS REDES SOCIAIS: INTERAÇÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO FÍSICO. Prometeu (Natal), v. 1, p. 1-15, 2020.
SOUZA, M. G. ; Nunes, Debora R.P. . Consultoria Colaborativa na Educação Infantil: análise de intervenção envolvendo aluno com autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 22, p. 1, 2020.
TAVARES, I. E. F. S. ; FONSECA, G. F. . PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VOZES DE DISCENTES E DOCENTES. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 7, p. 105, 2020.
VIVIANI, M. E. ; VICENTE, K. B. ; SILVA, R. A. ; GAZOLLA, S. B. ; RUBINELLI, N. R. ; MAGALHÃES, R. C. B. P. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CULTURA E DIVERSIDADE CULTURA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 122-129, 2020.
Walter, Elizabeth ; Nunes, Debora R.P. . Avaliação Da Eficácia De Um Programa De Compreensão Da Leitura Oral Dialógica Por Criança Com Autismo.. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 22, p. 27-49, 2020.
WALTER, E. C.; NUNES , D. R. de P. . Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 27–49, 2020.
ALVES, J. F.; MAUCH. C. ; CARDOSO, E. ; NOGUEIRA, T. C. . O delírio da imaginação: do livro multiformato à contação de historias em libras. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação Inclusiva: conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marilia/SP: ABPEE, 2021, v. 1, p. 159-172.
ARAÚJO, J. M. O.; VIEIRA, M. A. ; OLIVEIRA, A. R. S. . INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DE UMA CLASSE HOSPITALAR: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. In: XIX Encontro Nacional de Educação Infantil e no I Encontro dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2021, Natal/RN. Anais do XIX Encontro Nacional de Educação Infantil e no I Encontro dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Natal/RN: RN Edutora, 2021. v. único. p. 206-208.
AVILA, G. M. G. ; MELO, F,R.L.V. ; SILVA, Katiene Symone de Brito Pessoa . O ESTUDANTE CEGO EM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 295-306, 2021.
BARRETO, M. B. J. S. ; CEREJEIRA, T. L. T. ; ALVES, J. F. . EXERCÍCIOS DE OLHAR E PENSAR ACESSÍVEL EM OFICINAS CRIATIVAS DE AUDIOVISUAL COM AUDIODESCRIÇÃO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 220-228, 2021.
Barreto, M. A.; GUIMARAES, J. C. . Medicalização da educação e as pessoas com deficiência: um ensaio teórico. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, p. e24800-0000, 2021.
BARRETO, M.A.; CENCI, A. ; GUIMARAES, J. C. . Não sabemos o que a criança tem, mas ela não aprende: notas sobre a queixa escolar em tempos de medicalização da educação. In: Welyton Paraíba Sousa; Francisca Meire do Nascimento Moreira; Nilce de Oliveira Lima.. (Org.). Novos contextos de. 1ed.Fortaleza - CE: Innovate Publicações, 2021, v. I, p. 127-161.
BARRETO, M.A.; CAMPOS, H. R. . PSICOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: atuando para despatologizar o contexto. In: Nilza Sanches Tessaro Leonardo; Sivia Maria Cintra da Silva; Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal. (Org.). A (des) patologização do processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. 1ed.Maringá - PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM, 2021, v. 1, p. 277-296.
Barreto, M. A.; ABREU, C. C. ; ALMEIDA, G. R. . Psicologia e Educação: Mediações em Tempos de Pandemia. In: Fauston Negreiros; Breno de Oliveira Ferreira. (Org.). Onde está a psicologia no meio da pandemia?. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultura, 2021, v. 1, p. 66-90.
CAMPELO, M. C. V. ; MEDEIROS, BLENDA CARINE DANTAS DE . A brincadeira e suas implicações para a Educação Infantil: concepções da gestão escolar. In: Cristiana Barcelos da Silva; Ezequiel Martins Ferreira. (Org.). Educação em foco: Contribuições para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 1ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2021, v. 1, p. 228-241.
CAVALCANTE, Jessica B. da S. ; KRANZ, CLÁUDIA ROSANA . Construção de um guia de práticas e técnicas para a tutoria inclusiva no ensino superior. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 240-249, 2021.
CEREJEIRA, T. L. T. ; ALVES, J. F. . A PEÇA SONORA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA NO CONTEXTO ESCOLAR. In: TIAGO CRUVINEL; MARCIA STRAZZACAPPA; WELLINGTON MENEGAZ. (Org.). PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS: (RE)EXISTÊNCIAS PLURAIS. 1ed.Belo Horizonte: GT Pedagogia das Artes Cênicas, 2021, v. 1, p. 59-72.
CORREIA, Raquel Mara Lopes ; BARRETO, Maria da Apresentação ; CENCI, Adriane . OLHARES DA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2021, Natal. Caderno de programação e anais. Educação das infâncias em tempos de esperança. Natal: RN editora, 2021. v. 1. p. 489-490.
DANTAS, P. F. R. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 150-181.
FACCI, MARILDA GONÇALVES DIAS ; VIEIRA, A. P. A. ; FIRBIDA, F. G. B. ; SILVA, G. R. ; BARRETO, M.A. ; MENDONCA, F. W. ; LEAL, Z. F. R. G. . Atuação da psicologia frente às queixas escolares: possibilidade de intervenção. In: Marilda Gonçalves Dias Facci; Alexandra Ayach Anache; Roseli Fernandes Lins Caldas. (Org.). Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização v.1. 1ed.Curitiba PR: CRV, 2021, v. 1, p. 168-188.
FELIX, S. M. F. ; COELHO, M. T. B. F. ; MEDEIROS, B. C. D. ; RODRIGUES, M. V. P. ; MORAIS, V. M. . Observação do brincar: desenvolvendo o olhar através de recursos audiovisuais. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros; Thaís Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 68-85.
FERREIRA, Maria José C. ; CENCI, Adriane . AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DA PANDEMIA. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2021, Natal. Caderno de programação e anais. Educação das infâncias em tempos de esperança. Natal: RN editora, 2021. v. 1. p. 473-475.
FERNANDES, LAURA CAROLINE DIAS ; ROMANI, ELIZABETH ; OLIVEIRA, LORENA GOMES TORRES DE . Contribuição do design para a alfabetização: uma experiência na criação de um jogo com participação da criança. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 29, p. 166-180, 2021.
GONCALVES, A. G. ; ARAÚJO, J. M. O. ; ROCHA, SIMONE MARIA DA . Capítulo 2 - A garantia do direito à educação ao estudante na condição de adoecimento. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva;Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: ABPEE, 2021, v. , p. 33-46
GUIMARAES, J. C. ; BARRETO, M.A. . ENSINO REMOTO: MEDIAÇÕES E DIFICULDADES EXPERIMENTADAS PELOS PROFESSORES. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 151-260, 2021.
LVA, Luzia Guacira Santos. DIDÁTICA DA MULTISSENSORIALIDADE: A DIALOGICIDADE DOS SENTIDOS NO ATO DE ENSINAR. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 22-49.
MARTINS, LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO; MARTINS.Lúcia de Araújo Ramos . FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: ELOS ENTRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: Chaleta, Elisa; Ferreira, Adir; Beltràn, José. (Org.). FACES DO ENSINAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR FORMAS DE ENSEÑAR Y APRENDER EN EDUCACIÓN SUPERIOR. 1ed.Valéncia: Institut de Creativi Innovacions Educativ's de la Universitat de València, 2021, v. 1, p. 351-377.
MARTINS, L. M. S. M.. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR:POSSIBILIDADES E DESAFIOS ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. In: Adenize Queiroz de Farias; Munique Massaro. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORESE EDUCAÇÃO ESPECIALO que é necessário saber?. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 1-250.
MARTINS, L. M. S. M. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . DIÁLOGOS ESTABELECIDOS ENTRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 114-148.
MARTINS, Lúcia de A. R.; SILVA, L. G. S. (Org.) ; RODRIGUES, J. M. C. (Org.) ; OLIVEIRA, I. A. (Org.) ; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. (Org.) ; BENJAMIN, Janete (Org.) ; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de. (Org.) ; RIBEIRO, Elizabete Siqueira (Org.) ; e Lourdes Frederico (Org.) ; MEDEIROS, Sonia (Org.) ; HAZIN, Izabel (Org.) ; BITTENCOUT, Ivanise Gomes S. (Org.) ; RODRIGUES, Silvestre Coelho (Org.) ; CAVALCANTI, Ana Ma. Leite (Org.) ; CAVALCANTI, Geraldo Bezerra (Org.) ; VIEIRA, Francileide Batista de Almeida (Org.) ; MACEDO, Benedita Cruz (Org.) . DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01. ed. João Pessoa /PB: IDEIA, 2021. v. 01. 381p .
MARTINS, Lúcia de Araújo R.; BARBOSA, V. L. B. . Agir docente numa escola inclusiva. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 105-130.
MARTINS, Lúcia de A. R.; PEREIRA, L. S. G. . A prática do estudante estagiário remunerado frente a educandos que apresentam deficiência. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 153-194.
MARTINS, Lúcia de A. R.; PESSOA, K. S. B. . Olhares de professores a respeito da inclusão de crianças com Síndrome de Down. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: , 2021, v. 01, p. 131-152.
MARTINS, Lúcia de A. R.. A inclusão escolar de alunos com Deficiência Intelectual. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: , 2021, v. 01, p. 337-354.
MARTINS, Lúcia de Araújo R.. DESAFIOS DOCENTES DA ESCOLA REGULAR DIANTE DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECDTUAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa -PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 85-104.
MEDEIROS, B. C. D.; ARAUJO, R. A. . Educação inclusiva: uma discussão teórica com aportes da Psicologia. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 1ed.Campina Grande: Realize editora, 2021, v. 01, p. 791-806.
NASCIMENTO, I. F. G. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESPANHOL PARA ALUNOS CEGOS: DIÁLOGOS ENTRE O ENSINAR E O APRENDER. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 76-113.
NOBREGA, F. J. A. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . O ensino de Artes Visuais no CAS/Natal-RN. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 223-252.
NUNES, D. R. P. (Org.) ; VIANA, F. R. (Org.) ; SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; GONCALVES, M. J. (Org.) . Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1. ed. Marília (SP): ABPEE, 2021. v. 1. 78p .
NUNES, DÉBORA R. P.; Schmidt, C. ; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula . Transtorno do Espectro Autista: Proposições das políticas públicas às práticas baseadas em evidências. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 29, p. 77, 2021
NUNES, DÉBORA R. P.; Da Silva Barbosa, João Paulo ; NUNES, L. R. D. P. . Comunicação Alternativa para Alunos com Autismo na Escola: uma Revisão da Literatura. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 655-672, 2021.
Nunes, Debora; WHALON, KELLY ; JACKSON, ELIZABETH ; INTEPE-TINGIR, SEYMA ; GARRIS, STEPHEN . Effects of Dialogic Reading on the Vocabulary Knowledge of Preschoolers with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Disability, Development and Education, v. 1, p. 1-20, 2021
NUNES, DÉBORA R. P.; VIANA, F. R. (Org.) ; SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; Gonçalves, M.J. (Org.) . Educação Inclusiva: Conjuntura, Síntese e Perspectivas. 1. ed. MARÍLIA: ABPEE, 2021. v. 1. 265p .
PEREIRA, Thays S. M. ; CENCI, Adriane . A trajetória educacional de um jovem com deficiência múltipla: reflexões sobre a constituição do sujeito na escola. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). Reflexões sobre a diversidade na educação. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2021, v. 1, p. 327-353.
PINTO, A. C. A. ; VIANA, F. R. . ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA - TUTORIAL GOOGLE MEET EM LIBRAS PARA DISPOSITIVO MÓVEL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8 (35), p. 273-283, 2021.
QUEIROZ, A. M. ; FONSECA, G. F. . Podcast como ferramenta formativa à docência: discutindo a Síndrome de Berardinelli numa perspectiva da educação inclusiva. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 304, 2021.
RIBEIRO, E. S. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . DIMENSÕES DE UMA TRAJETÓRIA AUTOFORMATIVA COMO ALFABETIZADORA BILINGUE DE CRIANÇA SURDA. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 101-143.
ROMANI, E.; CAMILLO, C. S. . Práticas na promoção da inclusão do visitante com deficiência visual no Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: Eduardo Cardoso, Jeniffer Cuty. (Org.). Acessibilidade em ambientes culturais: pesquisa cientificas. 1ed.Porto Alegre: Marca visual, 2021, v. , p. 78-95.
ROMANI, E.; SOUZA, B. C. G. L. ; LIBERALINO, I. R. M. ; SOUZA, A. C. P. . Ação educativa inclusiva: coleta, tratamento e análise de dados para a acessibilidade comunicacional no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN. In: Débora Reginas de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva. (Org.). Educação inclusiva: conjunturas, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: Editora ABPEE, 2021, v. 1, p. 187-202.
ROMANI, E.; MEDEIROS, C. M. L. ; VIANA, F. R. ; SANTOS, C. L. A. ; RESENDE, A. P. ; MACEDO, D. F. ; BESSA, O. F. M. ; SILVA, J. S. . Membro da Comissão para elaboração do projeto da exposição 'E o mar virou sertão'. 2021.
ROMANI, ELIZABETH; FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO, MAGNÓLIA ; CESAR BEZERRA BARBOSA, LUCIANO . JARDIM SENSORIAL DA UFRN. REVISTA PROJETAR - PROJETO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE, v. 6, p. 169-178, 2021.
SANTOS, J. K. G. ; FONSECA, G. F. . Ensino e Aprendizagem em Crianças com Microcefalia: desafios e oportunidades à educação infantil na Região metropolitana de Natal. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 321, 2021.
SANTOS, E. C. F. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O JEITO DE APRENDER DE UMA CRIANÇA COM BAIXA VISÃO ? DIÁLOGO PERMANENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 182-214.
SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; Leila Regina d 'Oliveira de Paula Nunes (Org.) ; NUNES, D. R. P. (Org.) ; NUNES SOBRINHO, F. P. (Org.) ; SANTOS, S. A. O. (Org.) ; PEREIRA, L. S. G. (Org.) ; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.) ; PIRES, J. (Org.) ; PIRES, G. L. N. (Org.) ; VENTURINI, R. S. (Org.) ; BRECIANE, K. G. P. (Org.) ; ARAUJO, M. G. L. (Org.) ; MEDRADO, C. S. (Org.) ; MARTINS, Lúcia de Araújo R. (Org.) . Aprender juntos numa perspectiva inclusiva. 01. ed. João Pessoa /PB: IDEIA, 2021. v. 01. 246p .
SILVA, L. C. S. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DIÁLOGOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM UM ALUNO CEGO. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 50-75.
SILVA, Maria Karolina de Macêdo ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESCRITA: DIALOGICIDADE POSSÍVEL À CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 215-245.
SILVA, LUZIA GUACIRA DOS SANTOS. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SURDOCEGUEIRA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL/RN. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 35-77.
SILVA, L. G. S. ; MARTINS, LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO . DIÁLOGOS ESTABELECIDOS ENTRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 1ed.Natal: EDUFRN, 2021, v. 1, p. 114-148.
SILVA, Mariana Medeiros ; SILVA, Luzia Guacira Santos . Formação de Professores de Educação Especial na 2ª DIREC-Parnamirim/RN ? Revelações de uma pesquisa em processo. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 55-75.
SOARES, M. A. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESCOLA E FAMÍLIA: AS DUAS FACES DE UM ESPELHO EM BUSCA DE DIÁLOGO. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 246-283.
SOUZA, T. O. ; MEDEIROS, B. C. D. ; MANDU, T. M. C. ; ARAUJO, R. M. S. ; VASCONCELOS, T. G. . Formação docente na brinquedoteca: experiências e desafios. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros; Thaís Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 50-67.
SOUZA, B. C. G. L. ; ROMANI, E. ; SOUZA, A. C. P. ; LIBERALINO, I. R. M. . Acessibilidade comunicacional em museus de ciências: reflexões sobre a tecnologia assistiva. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 261-272, 2021.
VARELLA, M. C. B. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . CROMOENTREVISTA: DIÁLOGANDO COM UMA ADOLESCENTE COM PARALISIA CEREBRAL. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 284-310.
VIANA, F. R.; GOMES, A. L. L. . A Autorregulação por Estudantes com Deficiência Intelectual [recurso eletrônico}. 1. ed. Natal (RN): edufrn, 2021. v. 1. 148p .
VIANA, F. R.; VIANA, J. F. R. ; SOUZA, M. P. C. . Práticas digitais inclusivas: os desafios da educação 4.0 e novas soluções para o atendimento educacional especializado. In: Nunes, Débora Regina de Paula; Viana, Flavia Roldan; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Gonçalves, Maria de Jesus.. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília (SP): ABPEE, 2021, v. 1, p. 173-186.
WANDERLEY, A. C. C. ; COELHO, M. T. B. F. ; MEDEIROS, B. C. D. ; MANDU, T. M. C. . A BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB: CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros, Thais Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 21-36.