Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal dos Programas de Pós-Graduação da UFRN, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em "Ciente".

Publicações

Os trabalhos finais de curso do PPGEEsp (Dissertações) são publicadas no Repositório Institucional da UFRN.

Clique aqui


Artigos publicados por docentes e discentes do Programa:

ARAUJO, H. R. S. ; FONSECA, G. F. . Educação de crianças surdas: O bilinguismo e a realidade escolar no município de Natal. Revista Caparaó, v. 2, p. e23, 2020.

AZEVEDO, D. K. S. ; CUSTODIO, N. C. ; SILVA, P. C. ; FONSECA, G. F. ; VIANA, Flávia Roldan . Plano de aula inclusivo para estudantes surdos. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e1118-e1122, 2020.

BEZERRA, Tarcileide Maria Costa ; MAGALHÃES, RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA . Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 29673-29680, 2020.

CENCI, Adriane, LEMOS, Mônica Ferreira, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana, ENGESTRÖM, Yrjo. The contradictions within inclusion in Brazil. Learning Culture and Social Interaction, v. 24, 2020.

COUTINHO, KARYNE DIAS ; ALVES, JEFFERSON FERNANDES . As artes na Base Nacional Comum Curricular. TEXTURA - ULBRA , v. 22, p. 241-264, 2020.

LIRA, Jordana Tavares de; CENCI, Adriane . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPUS APODI DO IFRN. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16, p. 543-564, 2020.


FARIAS, MARIANA DAMIÃO ; OLIVEIRA, FRANCISCA KATARINA ; CENCI, Adriane . Atuação do tradutor intérprete de Libras no ensino superior: implicações na disciplina de educação inclusiva. Research, Society and Development , v. 9, p. 171911843, 2020.

KRANZ, CLÁUDIA ROSANA ; CAMPOS, HERCULANO RICARDO . EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 24, p. 1-9, 2020.

MAGALHÃES, R. C. B. P.; GUERRA, E. C.(Eliana Costa) ; SILVA, R. A. . ESTIGMA E IDENTIDADE NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ?ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM??. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 2, p. 47-64, 2020.


MAGRO, J. P. ; SANTOS, C. M. D. ; FONSECA, G. F. ; VIANA, F. R. . Atividades de alfabetização e a inclusão de estudantes cegos. Revista de Casos e Consultoria , v. 11, p. 1-10, 2020.

MARTINS NETO, A. V. ; NASCIMENTO, C. J. S. ; SANTOS, J. T. G. ; VIANA, F. R. ; FONSECA, G. F. . Impressão 3D e o Ensino de Geografia para aluna com Deficiência Visual. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e11115-e111123, 2020.

MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, C. P. ; ARAUJO, T. M. S. . Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia ao campo da Educação Escolar brasileira. Revista Educare, v. 4, p. 1-19, 2020.

MONTEIRO, M. F. ; GONZALEZ, M. V. S. ; FONSECA, G. F. ; VIANA, Flávia Roldan . A robótica educacional e a aprendizagem das regras em sala de aula: uma proposta inclusiva. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e1117-e1128, 2020.

NASCIMENTO, DANIEL BESERRA DO ; BRITO, MAX LEANDRO DE ARAÚJO ; FONSECA, GÉSSICA FABIELY ; MEDEIROS NETA, OLÍVIA MORAIS DE ; MARTINS, CIBELLE AMORIM ; GUARDIA, MABEL SIMONE DE ARAUJO BEZERRA ; ARAÚJO, MARIA VALÉRIA PEREIRA DE ; GUERRA, ELIANA COSTA ; TEIXEIRA, RICARDO LUIZ PEREZ ; SHITSUKA, RICARDO ; SILVA, PRISCILLA CHANTAL DUARTE ; JUNGER, ALEX PAUBEL . Innovation and Use of New Teaching Technologies in Undergraduate Learning and Empowerment for the Labour Market. INTERNATIONAL JOURNAL: EMERGING TECHNOLOGIES IN LEARNING, v. 15, p. 281, 2020.


REIS, L. F. S. O. ; MELO, F,R.L.V. . O acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior: estado da arte sobre reserva de vagas. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e11135, 2020.

SILVA, MÁRCIA VERÔNICA MONTEIRO ; DANTAS, LARA KATARINA DE SOUZA ; VIANA, Flávia Roldan . Visibilidades no contexto surdo dentro do Programa de Residência Pedagógica. Research, Society and Development , v. 9, p. 166911771-166911783, 2020.

SILVA, N.M. ; ALVES, J. F. ; CASTRO, A.B.C. ; VARELA, J.H.S. . Educação musical de surdos: características, barreiras e práticas exitosas. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 46, p. 01-18, 2020.

SILVA, Layson G. B. ; SILVA, Lucieide C. ; CENCI, Adriane . A ESCOLA NAS REDES SOCIAIS: INTERAÇÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO FÍSICO. Prometeu (Natal), v. 1, p. 1-15, 2020.

SOUZA, M. G. ; Nunes, Debora R.P. . Consultoria Colaborativa na Educação Infantil: análise de intervenção envolvendo aluno com autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 22, p. 1, 2020.


TAVARES, I. E. F. S. ; FONSECA, G. F. . PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VOZES DE DISCENTES E DOCENTES. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 7, p. 105, 2020.


VIVIANI, M. E. ; VICENTE, K. B. ; SILVA, R. A. ; GAZOLLA, S. B. ; RUBINELLI, N. R. ; MAGALHÃES, R. C. B. P. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CULTURA E DIVERSIDADE CULTURA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 122-129, 2020.

Walter, Elizabeth ; Nunes, Debora R.P. . Avaliação Da Eficácia De Um Programa De Compreensão Da Leitura Oral Dialógica Por Criança Com Autismo.. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 22, p. 27-49, 2020.

WALTER, E. C.; NUNES , D. R. de P. . Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 27–49, 2020.



ALVES, J. F.; MAUCH. C. ; CARDOSO, E. ; NOGUEIRA, T. C. . O delírio da imaginação: do livro multiformato à contação de historias em libras. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação Inclusiva: conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marilia/SP: ABPEE, 2021, v. 1, p. 159-172.


ARAÚJO, J. M. O.; VIEIRA, M. A. ; OLIVEIRA, A. R. S. . INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DE UMA CLASSE HOSPITALAR: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. In: XIX Encontro Nacional de Educação Infantil e no I Encontro dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2021, Natal/RN. Anais do XIX Encontro Nacional de Educação Infantil e no I Encontro dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Natal/RN: RN Edutora, 2021. v. único. p. 206-208.


AVILA, G. M. G. ; MELO, F,R.L.V. ; SILVA, Katiene Symone de Brito Pessoa . O ESTUDANTE CEGO EM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 295-306, 2021.


BARRETO, M. B. J. S. ; CEREJEIRA, T. L. T. ; ALVES, J. F. . EXERCÍCIOS DE OLHAR E PENSAR ACESSÍVEL EM OFICINAS CRIATIVAS DE AUDIOVISUAL COM AUDIODESCRIÇÃO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 220-228, 2021.


Barreto, M. A.; GUIMARAES, J. C. . Medicalização da educação e as pessoas com deficiência: um ensaio teórico. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, p. e24800-0000, 2021.


BARRETO, M.A.; CENCI, A. ; GUIMARAES, J. C. . Não sabemos o que a criança tem, mas ela não aprende: notas sobre a queixa escolar em tempos de medicalização da educação. In: Welyton Paraíba Sousa; Francisca Meire do Nascimento Moreira; Nilce de Oliveira Lima.. (Org.). Novos contextos de. 1ed.Fortaleza - CE: Innovate Publicações, 2021, v. I, p. 127-161.


BARRETO, M.A.; CAMPOS, H. R. . PSICOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: atuando para despatologizar o contexto. In: Nilza Sanches Tessaro Leonardo; Sivia Maria Cintra da Silva; Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal. (Org.). A (des) patologização do processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. 1ed.Maringá - PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM, 2021, v. 1, p. 277-296.

Barreto, M. A.; ABREU, C. C. ; ALMEIDA, G. R. . Psicologia e Educação: Mediações em Tempos de Pandemia. In: Fauston Negreiros; Breno de Oliveira Ferreira. (Org.). Onde está a psicologia no meio da pandemia?. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultura, 2021, v. 1, p. 66-90.


CAMPELO, M. C. V. ; MEDEIROS, BLENDA CARINE DANTAS DE . A brincadeira e suas implicações para a Educação Infantil: concepções da gestão escolar. In: Cristiana Barcelos da Silva; Ezequiel Martins Ferreira. (Org.). Educação em foco: Contribuições para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 1ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2021, v. 1, p. 228-241.


CAVALCANTE, Jessica B. da S. ; KRANZ, CLÁUDIA ROSANA . Construção de um guia de práticas e técnicas para a tutoria inclusiva no ensino superior. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 240-249, 2021.

CEREJEIRA, T. L. T. ; ALVES, J. F. . A PEÇA SONORA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA NO CONTEXTO ESCOLAR. In: TIAGO CRUVINEL; MARCIA STRAZZACAPPA; WELLINGTON MENEGAZ. (Org.). PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS: (RE)EXISTÊNCIAS PLURAIS. 1ed.Belo Horizonte: GT Pedagogia das Artes Cênicas, 2021, v. 1, p. 59-72.

CORREIA, Raquel Mara Lopes ; BARRETO, Maria da Apresentação ; CENCI, Adriane . OLHARES DA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2021, Natal. Caderno de programação e anais. Educação das infâncias em tempos de esperança. Natal: RN editora, 2021. v. 1. p. 489-490.

DANTAS, P. F. R. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 150-181.


FACCI, MARILDA GONÇALVES DIAS ; VIEIRA, A. P. A. ; FIRBIDA, F. G. B. ; SILVA, G. R. ; BARRETO, M.A. ; MENDONCA, F. W. ; LEAL, Z. F. R. G. . Atuação da psicologia frente às queixas escolares: possibilidade de intervenção. In: Marilda Gonçalves Dias Facci; Alexandra Ayach Anache; Roseli Fernandes Lins Caldas. (Org.). Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização v.1. 1ed.Curitiba PR: CRV, 2021, v. 1, p. 168-188.


FELIX, S. M. F. ; COELHO, M. T. B. F. ; MEDEIROS, B. C. D. ; RODRIGUES, M. V. P. ; MORAIS, V. M. . Observação do brincar: desenvolvendo o olhar através de recursos audiovisuais. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros; Thaís Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 68-85.

FERREIRA, Maria José C. ; CENCI, Adriane . AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DA PANDEMIA. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2021, Natal. Caderno de programação e anais. Educação das infâncias em tempos de esperança. Natal: RN editora, 2021. v. 1. p. 473-475.


FERNANDES, LAURA CAROLINE DIAS ; ROMANI, ELIZABETH ; OLIVEIRA, LORENA GOMES TORRES DE . Contribuição do design para a alfabetização: uma experiência na criação de um jogo com participação da criança. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 29, p. 166-180, 2021.


GONCALVES, A. G. ; ARAÚJO, J. M. O. ; ROCHA, SIMONE MARIA DA . Capítulo 2 - A garantia do direito à educação ao estudante na condição de adoecimento. In: Débora Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva;Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: ABPEE, 2021, v. , p. 33-46


GUIMARAES, J. C. ; BARRETO, M.A. . ENSINO REMOTO: MEDIAÇÕES E DIFICULDADES EXPERIMENTADAS PELOS PROFESSORES. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 151-260, 2021.


LVA, Luzia Guacira Santos. DIDÁTICA DA MULTISSENSORIALIDADE: A DIALOGICIDADE DOS SENTIDOS NO ATO DE ENSINAR. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 22-49.


MARTINS, LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO; MARTINS.Lúcia de Araújo Ramos . FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: ELOS ENTRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: Chaleta, Elisa; Ferreira, Adir; Beltràn, José. (Org.). FACES DO ENSINAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR FORMAS DE ENSEÑAR Y APRENDER EN EDUCACIÓN SUPERIOR. 1ed.Valéncia: Institut de Creativi Innovacions Educativ's de la Universitat de València, 2021, v. 1, p. 351-377.


MARTINS, L. M. S. M.. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR:POSSIBILIDADES E DESAFIOS ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. In: Adenize Queiroz de Farias; Munique Massaro. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORESE EDUCAÇÃO ESPECIALO que é necessário saber?. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 1-250.


MARTINS, L. M. S. M. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . DIÁLOGOS ESTABELECIDOS ENTRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 114-148.


MARTINS, Lúcia de A. R.; SILVA, L. G. S. (Org.) ; RODRIGUES, J. M. C. (Org.) ; OLIVEIRA, I. A. (Org.) ; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. (Org.) ; BENJAMIN, Janete (Org.) ; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de. (Org.) ; RIBEIRO, Elizabete Siqueira (Org.) ; e Lourdes Frederico (Org.) ; MEDEIROS, Sonia (Org.) ; HAZIN, Izabel (Org.) ; BITTENCOUT, Ivanise Gomes S. (Org.) ; RODRIGUES, Silvestre Coelho (Org.) ; CAVALCANTI, Ana Ma. Leite (Org.) ; CAVALCANTI, Geraldo Bezerra (Org.) ; VIEIRA, Francileide Batista de Almeida (Org.) ; MACEDO, Benedita Cruz (Org.) . DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01. ed. João Pessoa /PB: IDEIA, 2021. v. 01. 381p .


MARTINS, Lúcia de Araújo R.; BARBOSA, V. L. B. . Agir docente numa escola inclusiva. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 105-130.


MARTINS, Lúcia de A. R.; PEREIRA, L. S. G. . A prática do estudante estagiário remunerado frente a educandos que apresentam deficiência. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 153-194.


MARTINS, Lúcia de A. R.; PESSOA, K. S. B. . Olhares de professores a respeito da inclusão de crianças com Síndrome de Down. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: , 2021, v. 01, p. 131-152.


MARTINS, Lúcia de A. R.. A inclusão escolar de alunos com Deficiência Intelectual. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa /PB: , 2021, v. 01, p. 337-354.


MARTINS, Lúcia de Araújo R.. DESAFIOS DOCENTES DA ESCOLA REGULAR DIANTE DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECDTUAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. In: Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). APRENDER JUNTOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 01ed.João Pessoa -PB: IDEIA, 2021, v. 01, p. 85-104.


MEDEIROS, B. C. D.; ARAUJO, R. A. . Educação inclusiva: uma discussão teórica com aportes da Psicologia. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 1ed.Campina Grande: Realize editora, 2021, v. 01, p. 791-806.


NASCIMENTO, I. F. G. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESPANHOL PARA ALUNOS CEGOS: DIÁLOGOS ENTRE O ENSINAR E O APRENDER. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 76-113.


NOBREGA, F. J. A. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . O ensino de Artes Visuais no CAS/Natal-RN. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 223-252.


NUNES, D. R. P. (Org.) ; VIANA, F. R. (Org.) ; SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; GONCALVES, M. J. (Org.) . Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1. ed. Marília (SP): ABPEE, 2021. v. 1. 78p .


NUNES, DÉBORA R. P.; Schmidt, C. ; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula . Transtorno do Espectro Autista: Proposições das políticas públicas às práticas baseadas em evidências. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 29, p. 77, 2021

NUNES, DÉBORA R. P.; Da Silva Barbosa, João Paulo ; NUNES, L. R. D. P. . Comunicação Alternativa para Alunos com Autismo na Escola: uma Revisão da Literatura. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 655-672, 2021.

Nunes, Debora; WHALON, KELLY ; JACKSON, ELIZABETH ; INTEPE-TINGIR, SEYMA ; GARRIS, STEPHEN . Effects of Dialogic Reading on the Vocabulary Knowledge of Preschoolers with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Disability, Development and Education, v. 1, p. 1-20, 2021


NUNES, DÉBORA R. P.; VIANA, F. R. (Org.) ; SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; Gonçalves, M.J. (Org.) . Educação Inclusiva: Conjuntura, Síntese e Perspectivas. 1. ed. MARÍLIA: ABPEE, 2021. v. 1. 265p .


PEREIRA, Thays S. M. ; CENCI, Adriane . A trajetória educacional de um jovem com deficiência múltipla: reflexões sobre a constituição do sujeito na escola. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). Reflexões sobre a diversidade na educação. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2021, v. 1, p. 327-353.


PINTO, A. C. A. ; VIANA, F. R. . ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA - TUTORIAL GOOGLE MEET EM LIBRAS PARA DISPOSITIVO MÓVEL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8 (35), p. 273-283, 2021.

QUEIROZ, A. M. ; FONSECA, G. F. . Podcast como ferramenta formativa à docência: discutindo a Síndrome de Berardinelli numa perspectiva da educação inclusiva. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 304, 2021.

RIBEIRO, E. S. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . DIMENSÕES DE UMA TRAJETÓRIA AUTOFORMATIVA COMO ALFABETIZADORA BILINGUE DE CRIANÇA SURDA. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 101-143.

ROMANI, E.; CAMILLO, C. S. . Práticas na promoção da inclusão do visitante com deficiência visual no Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: Eduardo Cardoso, Jeniffer Cuty. (Org.). Acessibilidade em ambientes culturais: pesquisa cientificas. 1ed.Porto Alegre: Marca visual, 2021, v. , p. 78-95.

ROMANI, E.; SOUZA, B. C. G. L. ; LIBERALINO, I. R. M. ; SOUZA, A. C. P. . Ação educativa inclusiva: coleta, tratamento e análise de dados para a acessibilidade comunicacional no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN. In: Débora Reginas de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva. (Org.). Educação inclusiva: conjunturas, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: Editora ABPEE, 2021, v. 1, p. 187-202.

ROMANI, E.; MEDEIROS, C. M. L. ; VIANA, F. R. ; SANTOS, C. L. A. ; RESENDE, A. P. ; MACEDO, D. F. ; BESSA, O. F. M. ; SILVA, J. S. . Membro da Comissão para elaboração do projeto da exposição 'E o mar virou sertão'. 2021.

ROMANI, ELIZABETH; FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO, MAGNÓLIA ; CESAR BEZERRA BARBOSA, LUCIANO . JARDIM SENSORIAL DA UFRN. REVISTA PROJETAR - PROJETO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE, v. 6, p. 169-178, 2021.

SANTOS, J. K. G. ; FONSECA, G. F. . Ensino e Aprendizagem em Crianças com Microcefalia: desafios e oportunidades à educação infantil na Região metropolitana de Natal. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 321, 2021.


SANTOS, E. C. F. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O JEITO DE APRENDER DE UMA CRIANÇA COM BAIXA VISÃO ? DIÁLOGO PERMANENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 182-214.


SILVA, K. S. B. P. (Org.) ; Leila Regina d 'Oliveira de Paula Nunes (Org.) ; NUNES, D. R. P. (Org.) ; NUNES SOBRINHO, F. P. (Org.) ; SANTOS, S. A. O. (Org.) ; PEREIRA, L. S. G. (Org.) ; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.) ; PIRES, J. (Org.) ; PIRES, G. L. N. (Org.) ; VENTURINI, R. S. (Org.) ; BRECIANE, K. G. P. (Org.) ; ARAUJO, M. G. L. (Org.) ; MEDRADO, C. S. (Org.) ; MARTINS, Lúcia de Araújo R. (Org.) . Aprender juntos numa perspectiva inclusiva. 01. ed. João Pessoa /PB: IDEIA, 2021. v. 01. 246p .

SILVA, L. C. S. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DIÁLOGOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM UM ALUNO CEGO. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 50-75.

SILVA, Maria Karolina de Macêdo ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESCRITA: DIALOGICIDADE POSSÍVEL À CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 215-245.

SILVA, LUZIA GUACIRA DOS SANTOS. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SURDOCEGUEIRA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL/RN. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins. (Org.). DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR. 01ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 35-77.


SILVA, L. G. S. ; MARTINS, LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO . DIÁLOGOS ESTABELECIDOS ENTRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 1ed.Natal: EDUFRN, 2021, v. 1, p. 114-148.


SILVA, Mariana Medeiros ; SILVA, Luzia Guacira Santos . Formação de Professores de Educação Especial na 2ª DIREC-Parnamirim/RN ? Revelações de uma pesquisa em processo. In: Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2021, v. , p. 55-75.


SOARES, M. A. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . ESCOLA E FAMÍLIA: AS DUAS FACES DE UM ESPELHO EM BUSCA DE DIÁLOGO. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 246-283.

SOUZA, T. O. ; MEDEIROS, B. C. D. ; MANDU, T. M. C. ; ARAUJO, R. M. S. ; VASCONCELOS, T. G. . Formação docente na brinquedoteca: experiências e desafios. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros; Thaís Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 50-67.


SOUZA, B. C. G. L. ; ROMANI, E. ; SOUZA, A. C. P. ; LIBERALINO, I. R. M. . Acessibilidade comunicacional em museus de ciências: reflexões sobre a tecnologia assistiva. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 261-272, 2021.


VARELLA, M. C. B. ; SILVA, Luzia Guacira Santos . CROMOENTREVISTA: DIÁLOGANDO COM UMA ADOLESCENTE COM PARALISIA CEREBRAL. In: Luzia Guacira dos Santos Silva. (Org.). Educação inclusiva : diálogos entre teoria e prática. 01ed.Natal: Editora da UFRN, 2021, v. , p. 284-310.


VIANA, F. R.; GOMES, A. L. L. . A Autorregulação por Estudantes com Deficiência Intelectual [recurso eletrônico}. 1. ed. Natal (RN): edufrn, 2021. v. 1. 148p .

VIANA, F. R.; VIANA, J. F. R. ; SOUZA, M. P. C. . Práticas digitais inclusivas: os desafios da educação 4.0 e novas soluções para o atendimento educacional especializado. In: Nunes, Débora Regina de Paula; Viana, Flavia Roldan; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Gonçalves, Maria de Jesus.. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília (SP): ABPEE, 2021, v. 1, p. 173-186.

WANDERLEY, A. C. C. ; COELHO, M. T. B. F. ; MEDEIROS, B. C. D. ; MANDU, T. M. C. . A BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB: CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE. In: Maria Teresa Barros Falcão Coelho; Blenda Carine Dantas de Medeiros, Thais Oliveira de Souza. (Org.). Entre pares : construindo contextos para promover o brincar e a formação docente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. 1, p. 21-36.