Apresentação
O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Especial (PPGEEsp) é vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado no CONSEPE da UFRN por meio da Resolução Nº 088/2019-CONSEPE/UFRN, de 06 de agosto de 2019, sendo em seguida recomendado pela CAPES com base no Parecer Nº 11/2020 do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) publicado em 19 de fevereiro de 2020, e autorizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme Portaria N° 540, publicada no DOU de 17 de junho de 2020 e está associado à área de concentração EDUCAÇÃO.
Em termos institucionais, o Programa vem contribuindo com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mais especificamente à expansão do sistema de pós-graduação da Universidade, ao identificar uma área ainda não contemplada no que se refere à formação continuada de profissionais da Educação, a área da Educação Especial.
Tendo como única área de concentração a “Educação Especial”, apresenta interesses epistemológicos para a análise das diferentes dimensões da educação de pessoas com deficiência, surdas, altas habilidades, transtornos do espectro do autismo e necessidades educacionais específicas nos diversos âmbitos da sociedade. Potencializa e sistematiza ações formativas para professores, profissionais da educação e de áreas afins com vistas a colaborar com as redes da educação básica e superior. Promove qualificação científica, técnica e profissional visando corroborar com a formação de diversos profissionais que atuam com processos educativos na perspectiva da educação especial.
A proposta curricular do PPGEEsp-UFRN tem como eixos estruturantes a pesquisa e à docência. As Linhas de Pesquisa (formados em função dos Grupos de Pesquisa a que são vinculados os docentes credenciados), agregam os objetos de estudos e os referenciais teóricos e metodológicos das atividades científicas dos seus membros, com base nos quais são articulados os componentes curriculares (obrigatórios e optativos) e a produção intelectual dos docentes e discentes.
A linha Educação, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Cultura, estuda as dimensões da acessibilidade e sua relevância para garantia dos direitos da pessoa com deficiência no acesso, participação e aprendizagem nas diversas instâncias como: instituições escolares, manifestações artísticas e culturais, lazer entre outras; apresentar diretrizes e políticas da acessibilidade com ênfase para tecnologias assistivas, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos; tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Explorar estratégias educacionais e as tecnologias assistivas na perspectiva da formação de diversos profissionais da educação especial na proposição de propostas interventivas e suas contribuições para os processos educacionais.
A linha de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da educação especial, investiga a organização do ensino e os processos de aprendizagem de alunos com deficiência, alunos surdos, alunos com transtornos de desenvolvimento e alunos com altas habilidades. Valoriza temáticas relacionadas ao currículo escolar na perspectiva da Educação Especial e suas interfaces com os processos de escolarização nas diferentes etapas, níveis e modalidades da educação.
O PPGEEsp assume como missão a realização de atividades no âmbito do ensino e da pesquisa, com vistas à formação de profissionais da Educação em efetivo exercício profissional na Educação Básica e no Ensino Superior, assim como de profissionais de áreas afins a Educação Especial, por meio da formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de encontrar soluções para as mais diversas questões da sociedade contemporânea, buscando contribuir com a construção de uma sociedade mais equitativa. Tem por objetivo geral contribuir com a formação continuada de profissionais para a atuação na área de educação especial através do fomento de estudos, pesquisas e a produção do conhecimento, intervenções e objetos e materiais educacionais, visando contribuir para o desenvolvimento cultural, educacional e socioeconômico local e regional, em perspectiva inclusiva.