Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem como missão formar profissionais habilitados para atuar com pessoas que compreendem o público-alvo da Educação Especial. Nesse conjunto estão contempladas as pessoas surdas e com diversidade funcional, incluindo aquelas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades, que necessitam de apoio e serviços especializados de complementação e suplementação para o acesso, permanência, participação e aprendizagem nos diversos contextos educacionais. O objetivo primordial do PPGEEsp é qualificar e capacitar profissionais da área de educação e suas interfaces para projetar, implantar, administrar, acompanhar, avaliar resultados e orientar ações e programas em Educação Especial em perspectiva inclusiva. Atualmente, o PPGEEsp mantém duas linhas de pesquisa: a primeira é designada Educação, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Cultura e tem como foco as dimensões da acessibilidade como garantia do direito à participação e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial em distintos contextos, notadamente na escola e no ambiente de trabalho. A segunda linha é designada Processos de Ensino e de Aprendizagem na perspectiva da Educação Especial e está centrada nas práticas interventivas, inclusive na implementação de ações de políticas públicas que viabilizam a aprendizagem dessa população. Atualmente, o PPGEEsp conta com uma equipe docente multidisciplinar, composta por 15 pesquisadores/as com formação em Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Design e Fisioterapia. As pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Programa concentram-se na sistematização de ações formativas com vistas à qualificação científica e técnica de profissionais que irão atuar com processos educativos na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva.
O PPGEEsp foi criado no CONSEPE da UFRN por meio da Resolução Nº 088/2019-CONSEPE, de 06 de agosto de 2019, sendo em seguida recomendado pela CAPES com base no Parecer Nº 11/2020 do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) publicado em 19 de fevereiro de 2020, e autorizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme Portaria N° 540, publicada no DOU de 17 de junho de 2020.