Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) foi criado em 1993, no nível de Mestrado acadêmico, a fim de atender a uma demanda de formação na área de Letras e Linguística no estado do Rio Grande do Norte. O Programa foi criado com 2 áreas de concentração – “Linguística Aplicada” e “Literatura Comparada”. Com o desenvolvimento e a contribuição do Programa para a formação de docentes e pesquisadores, em 2003, o PPgEL passou a ofertar o curso de Doutorado.
Missão
O PPgEL tem como missão “formar profissionais qualificados em estudos da linguagem para a docência e para a pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural do Brasil e promovendo a diversidade e a inclusão”.
Visão
Como visão, busca “ser um programa de referência nacional em ensino e pesquisa nos estudos da linguagem com foco nas práticas socioculturais em suas três áreas: Linguística Teórica e Descritiva, Linguística Aplicada e Literatura Comparada”.
O Programa é norteado por dois principais objetivos:
I - formar docentes e pesquisadores na área dos Estudos da Linguagem para atuar nos diversos níveis do ensino superior e possibilitar a participação em todas as formas possíveis de projetos de pesquisa institucionais;
II - desenvolver pesquisas relacionadas às linhas de investigação do Programa, de modo a contribuir para a reflexão sobre os estudos da linguagem no contexto acadêmico.
Áreas de concentração
O PPgEL organiza-se atualmente em três áreas de conhecimento: Estudos em Literatura Comparada, Estudos em Linguística Aplicada e Estudos em Linguística Teórica e Descritiva. Cada área de concentração congrega duas linhas de pesquisa, a saber:
a) Estudos em Linguística Aplicada
i) Estudos de Práticas Discursivas;
ii) Letramentos e Contemporaneidade.
b) Estudos em Linguística Teórica e Descritiva
i) Discurso, Cognição e Interação;
ii) Estudos Linguísticos do Texto.
c) Estudos em Literatura Comparada
i) Literatura e Memória Cultural;
ii) Poética da Modernidade da Pós-modernidade.