Cursos
MESTRADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
ESTUDOS EM LITERATURA COMPARADA
LITERATURA E MEMÓRIA CULTURAL
Ocupa-se da investigação das transferências culturais, das práticas literárias e das relações entre forma literária, processo e representação social, no âmbito da literatura brasileira e de outros sistemas literários. Entre seus enfoques, situam-se estudos de registros literários e culturais, bem como pesquisas em arquivos e manuscritos, a literatura de depoimento, o memorialismo e a oralidade, voltados às tensões dialéticas entre o local e o universal, o regional e o cosmopolita, o tradicional e o moderno. Ocupa-se igualmente de pesquisas concernentes a processos tradutórios culturais, como são produzidos e circulam, tendo em vista a memória estrangeira das literaturas e culturas.
POÉTICAS DA MODERNIDADE E DA PÓS-MODERNIDADE
Esta linha de pesquisa focaliza o texto como nível e unidade de teorização e de descrição linguísticas. A ênfase incide na análise das formas e significados linguísticos presentes em textos empíricos, efetivamente realizados, mas não se dispensa a reflexão teórica sobre o objeto "texto" e sua articulação com outros níveis da análise linguística (entre eles fonética, morfossintaxe especialmente a gramática transfrástica , léxico, semântica e pragmática), assim como o diálogo com as teorias linguísticas contemporâneas. Pesquisam-se, contudo, funcionamentos e categorias especificamente textuais, mas sempre marcadas linguisticamente. É nesse quadro linguístico e textual que são reinterpretadas e aprofundadas as perspectivas das linguísticas enunciativas e discursivas, assim como as das linguísticas sociocognitivas e interacionistas.
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E ENSINO
Esta linha de pesquisa dedica-se à investigação de fenômenos socioculturais, como a leitura e o ensino de literatura, com foco na compreensão da experiência estética literária em situações concretas de sala de aula. As pesquisas vinculadas a esta linha devem trazer contribuições teórico-metodológicas para esse campo de investigação, congregando estratégias e prática de leitura do texto literário e de ensino da literatura, voltadas também para: o sistema literário e a educação literária no RN; a literatura infantil e juvenil; memórias literárias da escolarização e, de um modo geral, as relações entre livros, leitores e literaturas em abordagens sócio-histórico-cultural. Nessa direção, os projetos devem se ocupar de suportes teóricos e metodológicos que contemplem novos processos e novas experiências para a prática leitora do objeto literário. Assim, devem favorecer o exercício docente em literaturas de língua portuguesa e/ou em outras culturas literárias, centrando-se na compreensão do fenômeno literário, a partir de seu dado estético, como instrumento de educação e emancipação, e de seu ensino, sob o ponto de vista de uma formação humano-pessoal.
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
ESTUDOS DE PRÁTICAS DISCURSIVAS
Esta linha de pesquisa reúne estudos que objetivam compreender, no âmbito da Linguística Aplicada Crítica, práticas discursivas circulantes em esferas da atividade humana tais como a escolar, a midiática, os ambientes digitais, a ciência, a literatura, dentre outras, em situações institucionalizadas ou não. Nessa direção, acolhe projetos que objetivem investigar, em práticas discursivas situadas, temáticas, não necessariamente excludentes, que digam respeito: a) aos processos de construção identitária; b) às relações com a alteridade, com a ética, com o poder, com o humor e com as novas tecnologias; c) - a problemática do ensino de línguas e da formação do professor - inicial e continuada- , em uma perspectiva enunciativa e discursiva, envolvendo questões de sala de aula, de políticas públicas e de práticas pedagógicas.
LETRAMENTOS E CONTEMPORANEIDADE
Esta linha de pesquisa, que tem como objeto de estudo os usos sociais da leitura e da escrita em variados contextos e domínios (escolar, familiar, acadêmico, laboral, tecnológico, científico, profissional, literário, religioso, midiático, digital, informacional etc.) significados por meio de diferentes formas de semiotização, dedica-se à investigação dos letramentos múltiplos, presentes na vida contemporânea, analisados a partir da articulação de saberes advindos de diferentes campos do conhecimento: Linguística Aplicada, Linguística (incluindo-se seus domínios conexos), Retórica, Antropologia, Psicologia Social, Sociologia, Educação, Filosofia, Semiótica. Dentre os seus variados temas de interesse, incluem-se, por exemplo: letramento do professor; letramento crítico; letramento cívico; letramento e argumentação; letramento e alfabetização; letramento e oralidade; letramento e práticas profissionais; letramento, cultura, agência e identidade; letramento e políticas públicas; projeto de letramento; engajamento família/escola/comunidade; gêneros textuais/discursivos e ensino; multiletramentos. Dada a articulação desses estudos com a prática social e, epistemologicamente, com as abordagens críticas, as discussões neles desenvolvidas fundamentam-se, especialmente, em categorias analíticas como: discurso, poder, fortalecimento (empowerment), voz, colaboração, acesso, responsividade, impacto, comunidades de aprendizagem, práticas cidadãs, protagonismo, exclusão/inclusão.
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Esta linha de pesquisa congrega pesquisadores envolvidos com a investigação dos aspectos didáticos, pedagógicos, metodológicos, psicológicos, cognitivos, sociológicos, linguísticos, discursivos, dentre outros, implicados no ensino e na aprendizagem de línguas.
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA
DISCURSO, COGNIÇÃO E INTERAÇÃO
Esta linha desenvolve pesquisas sob a perspectiva de modelos baseados no uso. Entre os temas desenvolvidos estão: bases funcionais da gramática, relação entre cognição e corporalidade, cognição de eventos e codificação linguística, aspectos cognitivos, socioculturais e pragmáticos da estrutura linguística e de seus padrões discursivos, procedimentos discursivos relacionados à emergência, à regularização, à variação e à mudança linguísticas, processamento da linguagem como fenômeno dependente dos conhecimentos pragmáticos e do contexto comunicativo.
ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO TEXTO
A linha de pesquisa focaliza o texto como nível e unidade de teorização e de descrição linguísticas. A ênfase incide na análise das formas e significados linguísticos presentes em textos empíricos, efetivamente realizados, mas não se dispensa a reflexão teórica sobre o objeto "texto" e sua articulação aos outros níveis da análise linguística (entre eles: fonética, morfossintaxe -- especialmente, a gramática transfrástica --, léxico, semântica e pragmática), assim como o diálogo com as teorias linguísticas contemporâneas. Pesquisam-se, contudo, funcionamentos e categorias especificamente textuais, mas sempre marcadas linguisticamente. É nesse quadro linguístico e textual que são reinterpretadas e aprofundadas as perspectivas das linguísticas enunciativas e discursivas, assim como as das linguísticas sociocognitivas e interacionistas.