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Estrutura curricular

Com duração mínima de 12 (doze) meses e 24 (vinte e quatro) meses, nessa ordem, os cursos de Mestrado e de Doutorado compõem-se de 24 (vinte e quatro) e 30 (trinta) créditos, respectivamente. A integralização desses créditos se dá por meio de disciplinas obrigatórias, optativas, complementares e de atividades de leituras orientadas, conforme discriminado a seguir. As disciplinas obrigatórias visam à formação básica e geral do aluno e à instrumentalização para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, enquanto as disciplinas optativas visam familiarizar o discente com questões, métodos e bibliografia de interesse para o desenvolvimento de sua pesquisa. Nenhuma disciplina tem pré-requisito ou requisitos paralelos. Não há disciplinas específicas para Mestrado ou Doutorado.

Cada área de concentração possui duas disciplinas obrigatórias: uma com 6 (seis) créditos e outra, Metodologia da pesquisa, conforme as áreas de concentração, com 4 (quatro) créditos; 4 (quatro) disciplinas optativas, com 5 (cinco) créditos cada uma, distribuídas por linha de pesquisa; disciplinas complementares, ministradas sob a forma de Tópicos, com 4 (quatro) créditos cada uma, distribuídas conforme as áreas de concentração e linhas de pesquisa, além de atividades de leituras orientadas, com 1 (um) crédito cada uma, vinculadas a cada professor(a)-orientador(a).

Desse modo, a estrutura curricular do PPgEL apresenta a seguinte configuração:

I) Área de concentração: Estudos em Linguística Aplicada

a) 2 (duas) disciplinas obrigatórias de área: Teorias Contemporâneas do Discurso, com 6 (seis) créditos, e  Metodologia da Pesquisa em Linguística Aplicada, com 4 (quatro) créditos;

b) 3 (três) disciplinas optativas de linha de pesquisa, com 5 (cinco)  créditos cada uma: (i) Discurso, cultura e sociedade, (ii) Estudos de letramento e (iii) Gêneros textuais / discursivos e ensino.

c) disciplinas complementares, com 4 (quatro)  créditos cada uma: Tópicos Avançados em Linguística Aplicada;

d) atividades de leituras orientadas, com 1 (um) crédito cada uma: Atividade Complementar de Leituras Orientadas em Linguística Aplicada (de I a IV, para mestrado; de I a VII para o Doutorado)


II) Área de concentração: Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

a) 2 (duas) disciplinas obrigatórias de área: Teorias Linguísticas Contemporâneas, com 6 (seis) créditos, e Metodologia da Pesquisa em Linguística Teórica e Descritiva, com 4 (quatro) créditos;

b) 4 (quatro) disciplinas optativas de linha de pesquisa, com 5 (cinco)  créditos cada uma: (i) Língua: uso e estrutura, (ii) Linguagem e cognição, (iii) Linguísticas sociocognitivas e interacionais e estudo do texto, e (iv) Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto.

c) disciplinas complementares, com 4 (quatro)  créditos cada uma: Tópicos Avançados em Linguística Teórica e Descritiva;

d) atividades de leituras orientadas, com 1 (um) crédito cada uma: Atividade Complementar de Leituras Orientadas em Linguística Teórica e Descritiva (de I a IV, para mestrado; de I a VII para o Doutorado).


III) Área de concentração: Estudos em Literatura Comparada

a) 2 (duas) disciplinas obrigatórias de área: Teorias Críticas da Literatura, com 6 (seis) créditos, e Metodologia da Pesquisa em Literatura Comparada, com 4 (quatro) créditos;

b) 3 (três) disciplinas optativas de linha de pesquisa, com 5 (cinco)  créditos cada uma: (i) Literatura e tradição, (ii) Literatura e representações sociais e (iii) Poéticas em suas múltiplas experimentações.

c) disciplinas complementares, com 4 (quatro) créditos cada uma: Tópicos Avançados em Literatura Comparada;

d) atividades de leituras orientadas, com 1 (um) crédito cada uma: Atividade Complementar de Leituras Orientadas em Literatura Comparada (de I a IV, para mestrado; de I a VII para o Doutorado)


Descrição das linhas de pesquisa

I) Área de concentração Estudos em Linguística Aplicada

1) Linha de pesquisa Estudos de Práticas Discursivas

Esta linha de pesquisa reúne estudos que objetivam compreender, no âmbito da Linguística Aplicada Crítica, práticas discursivas circulantes em esferas da atividade humana tais como a escolar, a midiática, os ambientes digitais, a ciência, a literatura, dentre outras, em situações institucionalizadas ou não. Nessa direção, acolhe projetos que objetivem investigar, em práticas discursivas situadas, temáticas, não necessariamente excludentes, que digam respeito: a) aos processos de construção identitária; b) às relações com a alteridade, com a ética, com o poder, com o humor e  com as novas tecnologias; c) - a problemática do ensino de línguas e da formação do professor - inicial e continuada- , em uma perspectiva enunciativa e discursiva, envolvendo questões de sala de aula, de políticas públicas e de práticas pedagógicas.

2) Linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade

Esta linha de pesquisa, que tem como objeto de estudo os usos sociais da leitura e da escrita em variados contextos e domínios (escolar, familiar, acadêmico, laboral, tecnológico, científico, profissional, literário, religioso, midiático, digital, informacional etc.) significados por meio de diferentes formas de semiotização, dedica-se à investigação dos letramentos múltiplos, presentes na vida contemporânea, analisados a partir da articulação de saberes advindos de diferentes campos do conhecimento: Linguística Aplicada, Linguística (incluindo-se seus domínios conexos), Retórica, Antropologia, Psicologia Social, Sociologia, Educação, Filosofia, Semiótica. Dentre os seus variados temas de interesse, incluem-se, por exemplo: letramento do professor; letramento crítico; letramento cívico; letramento e argumentação; letramento e alfabetização; letramento e oralidade; letramento e práticas profissionais; letramento, cultura, agência e identidade; letramento e políticas públicas; projeto de letramento; engajamento família/escola/comunidade; gêneros textuais/discursivos e ensino; multiletramentos. Dada a articulação desses estudos com a prática social e, epistemologicamente, com as abordagens críticas, as discussões neles desenvolvidas fundamentam-se, especialmente, em categorias analíticas como: discurso, poder, fortalecimento (empowerment), voz, colaboração, acesso, responsividade, impacto, comunidades de aprendizagem, práticas cidadãs, protagonismo, exclusão/inclusão.


II)   Área de concentração Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

1) Linha de pesquisa Discurso, Cognição e Interação

Esta linha desenvolve pesquisas sob a perspectiva de modelos baseados no uso. Entre os temas desenvolvidos estão: bases funcionais da gramática, relação entre cognição e corporalidade, cognição de eventos e codificação linguística, aspectos cognitivos, socioculturais e pragmáticos da estrutura linguística e de seus padrões discursivos, procedimentos discursivos relacionados à emergência, à regularização, à variação e à mudança linguísticas, aquisição e processamento da linguagem em contextos monolíngues e bilíngues.

2) Linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto

Esta linha de pesquisa focaliza o texto como nível e unidade de teorização e de descrição linguísticas. A ênfase incide na análise das formas e significados linguísticos presentes em textos empíricos, efetivamente realizados, mas não se dispensa a reflexão teórica sobre o objeto "texto" e sua articulação com outros níveis da análise linguística (entre eles fonética, morfossintaxe – especialmente a gramática transfrástica –, léxico, semântica e pragmática), assim como o diálogo com as teorias linguísticas contemporâneas. Pesquisam-se, contudo, funcionamentos e categorias especificamente textuais, mas sempre marcadas linguisticamente. É nesse quadro – linguístico e textual – que são reinterpretadas e aprofundadas as perspectivas das linguísticas enunciativas e discursivas, assim como as das linguísticas sociocognitivas e interacionistas.


III) Área de concentração Estudos em Literatura Comparada

1) Linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural

Ocupa-se da investigação das transferências culturais, das práticas literárias e das relações entre forma literária, processo e representação social, no âmbito da literatura brasileira e de outros sistemas literários. Entre seus enfoques, situam-se estudos de registros literários e culturais, bem como pesquisas em arquivos e manuscritos, a literatura de depoimento, o memorialismo e a oralidade, voltados às tensões dialéticas entre o local e o universal, o regional e o cosmopolita, o tradicional e o moderno. Ocupa-se igualmente de pesquisas concernentes a processos tradutórios culturais, como são produzidos e circulam, tendo em vista a memória estrangeira das literaturas e culturas.

2) Linha de pesquisa Poéticas da Modernidade e da Pós-Modernidade

Esta linha de pesquisa articula projetos sobre as práticas do moderno e do pós-moderno, literárias e outras, configurando problematizações atinentes à Literatura Comparada e suas relações multidisciplinares, visando ao estudo das poéticas que engendram suas hibridizações e a multiplicidade de suas expressões. Busca igualmente abordar questões de identidade e gêneros, alteridade, imaginários e trânsitos culturais, voltando-se também para a discussão do impacto das linguagens tecnológicas nas artes e na literatura, produtoras de novas textualidades.


Disciplinas

I) Área de concentração Estudos em Linguística Aplicada

1) Teorias Contemporâneas do Discurso (obrigatória para a área)

Ementa: Abordagens do discurso nas visões da Linguística Sistêmica; da Análise do Discurso de Linha Francesa; da Análise do Discurso na vertente americana – Sociolinguística Interacional, Análise da Conversação e Etnografia da Fala; da Análise Crítica do discurso e da Análise Dialógica do Discurso; seus contextos de emergência, principais princípios e filiações teóricas.

2) Estudos de Letramento

Ementa: A partir dos novos estudos de letramento (New Studies of Literacy), discussão do conceito de letramento como uma prática social complexa e múltipla; Suas implicações teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura/escrita e para o letramento do professor de línguas; Articulações entre letramento, identidade, cultura; Letramento e gênero discursivo.

3) Discurso, Cultura e Sociedade

Ementa: Discussão das relações entre a linguagem, a cultura e a sociedade, abordando temáticas relevantes e inovadoras no campo da Linguística Aplicada.

4) Gêneros Textuais/Discursivos e Ensino

Ementa: Gêneros textuais/discursivos; Historicidade do conceito; Teorias, métodos e debates; Implicações do conceito para o ensino de língua; Tratamento em documentos oficiais; Orientação político-linguística; Gêneros textuais/discursivos e ensino.

5) Metodologia da Pesquisa em Linguística Aplicada

Ementa: Estudo dos princípios, métodos e técnicas da pesquisa em Linguística Aplicada.


II) Área de concentração em Linguística Teórica e Descritiva

1) Teorias Linguísticas Contemporâneas (obrigatória para a área)

Ementa: Apresentação e discussão das principais abordagens linguísticas contemporâneas. Linguística gerativa. Linguística funcional. Linguística Cognitiva. Linguística do texto. Linguísticas discursivas e enunciativas. Sociolinguística. Linguística Histórica.

2) Língua: Uso e Estrutura

O estudo da correlação entre as práticas linguístico-discursivas e suas variadas formas de codificação morfossintática, fundamentando-se na abordagem cognitiva/funcional. Nesse sentido, investiga as bases funcionais da gramática, considerando a natureza dinâmica da conceitualização e o papel da interação social na emergência de padrões linguísticos.

3) Linguagem e Cognição

Ementa: Relação entre linguagem, cognição e corporalidade. Categorização.  A interação corpo, cérebro e mente. Construções linguísticas e cognição de eventos. Gramática de Construções.

4) Linguísticas Discursivas e Enunciativas e Estudo do Texto

Ementa: Apresentação e discussão das contribuições das linguísticas do discurso e da enunciação, para a teorização e descrição do texto, considerado como nível de análise linguística.

5) Linguísticas Sociocognitivas e Interacionais e Estudo do Texto

Ementa: Estudo dos fundamentos epistemológicos da Linguística Textual e da Análise da conversação com foco nos modelos/abordagens de estudo/análise de textos.

6) Metodologia da Pesquisa em Linguística Teórica e Descritiva

Ementa: Estudo dos princípios, métodos e técnicas da pesquisa em Linguística Teórica e Descritiva.


III) Área de concentração Estudos e Literatura Comparada

1) Teorias Críticas da Literatura (obrigatória para a área)

Ementa: Abordagem de correntes teóricas da literatura que possibilitem a compreensão de conceitos e ideias capazes de revelar a configuração de textos literários. Consideram-se a tradição crítica ocidental e pensadores representativos da contemporaneidade, tendo em vista questões relevantes para os estudos comparados.

2) Literatura e Tradição

Ementa: Estudo de conceitos e questões pertinentes à tradição literária: sistema literário, permanência e ruptura, movimentos e problemas estéticos que estabeleçam um diálogo entre a tradição constituída e a contemporaneidade, a fim de tornar visível a dinâmica do processo literário e sociocultural.

3) Literatura e Representações Sociais

Ementa: Análise e interpretação de discursos literários enquanto forma estética de representação da sociedade, acentuando desse modo as conexões entre forma literária e processo social.

4)  Poéticas em suas Múltiplas Experimentações

Ementa: Estudos das poéticas em suas múltiplas experimentações de linguagens, discursos, textualidades, seja nos espaços literários, seja nos artísticos, como o cênico, ou ainda, nos espaços cotidianos e de margens, determinando condições estéticas de continuidade, rupturas e deslocamentos.  A disciplina constitui-se também na discussão crítica e interpretativa da multiplicidade de temas que aí se coloca, das questões que incidem no campo da cultura, suas estratégias e configurações, buscando situar os meios, modos, recursos com os quais se articulam as singularidades ligadas às construções de identidade e suas fragmentações, às alteridades corporais, alternativas, e às problemáticas de gêneros.

5) Metodologia da Pesquisa em Literatura Comparada

Ementa: Estudo dos princípios, métodos e técnicas da pesquisa em Literatura Comparada.

 

Integralização curricular e conclusão dos cursos de Mestrado e Doutorado

Mestrado

O mestrado deve ser integralizado em, no mínimo, 12 (doze) meses e, no máximo, em 24 (vinte e quatro) meses, considerando o prazo regulamentar, com possibilidade de prorrogação, em casos excepcionais, de até 06 (seis) meses. Para conclusão do curso de Mestrado, é necessária a integralização de 24 (vinte e quatro) créditos, distribuídos entre disciplinas obrigatórias, optativas, complementares e leituras orientadas.

Após a aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira e a conclusão das disciplinas, o aluno deve realizar o exame de qualificação, cuja banca examinadora é composta por 03 (três) professores, sendo um externo ao Programa, atuando o professor orientador como presidente.

A defesa da dissertação acontece como a última etapa do processo acima descrito, perante uma banca presidida pelo orientador e mais dois examinadores, sendo um interno à UFRN e um de outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior.

Doutorado

O curso de Doutorado deve ser integralizado, no mínimo, em 24 (vinte e quatro) meses e, no máximo, em 48 (quarenta e oito) meses, considerando o prazo regular, tendo o aluno a possibilidade de prorrogação, em casos excepcionais, de mais 06 meses. São exigidos 30 (trinta) créditos, também distribuídos entre disciplinas obrigatórias, optativas, complementares e leituras orientadas.

Após a aprovação em exame de proficiência em 02 (duas) línguas estrangeiras e a conclusão de disciplinas e, o aluno deve realizar o exame de qualificação, cuja banca examinadora é composta por 03 (três) professores, sendo um externo ao Programa, tendo como presidente o orientador.

A defesa da tese acontece como a última etapa do processo acima descrito, perante uma banca presidida pelo orientador e mais quatro examinadores, sendo dois internos à UFRN e dois de outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior.