Courses
Unable to fetch the data from this section. Please, try again.
Concentration Area and Lines of Research
DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL E REESTRUTURAÇÃO DO TERRITÓRIO
TERRITÓRIO, ESTADO E PLANEJAMENTO
As características do mundo atual enunciadas pelo significado do processo de globalização implicam, do ponto de vista geográfico, no conhecimento de duas categorias centrais de análise: o espaço geográfico e o tempo social. A primeira exige o conhecimento teórico do território, proposto na geografia nova como sendo o território usado, compreendido como categoria de análise social e o território como recurso, sinônimo de território das empresas; a segunda envolvendo a compreensão da aceleração do tempo que caracteriza a dinâmica das relações socioespaciais dada pelo funcionamento dos sistemas técnicos, científicos e informacionais. Nessa perspectiva, o fenômeno político se materializa territorialmente na forma de estruturas físicas e através do poder normativo. O território e o planejamento se constituem em elementos centrais para o conhecimento da sociedade e a construção do seu futuro, fundado nos elementos oferecidos para a construção de um pacto socioespacial.
DINÂMICA URBANA E REGIONAL
Essa linha está focada em abordagens teóricas, estudos e pesquisas relacionadas ao sistema urbano e regional, suas transformações no que concerne a urbanização e dinâmicas espaciais, a discussão da habitação e o espaço construído, os circuitos espaciais de produção, com ênfase para os serviços, a indústria e a agricultura. A análise da dinâmica urbana e regional estará assentada na perspectiva da produção do espaço e da morfologia urbana. Os processos sociais de produção do espaço urbano e regional e, principalmente, dos espaços metropolitanos, são destacados como objetos de reflexão, bem como os processos culturais, cujas características e transformações engendram práticas, memória, significado e identidade, que influenciam na produção desses espaços. Também são consideradas importantes na análise da proposta as temáticas transversais incorporadas às questões inerentes à produção do espaço urbano e regional valorizando-as e destacando-as em estudos efetuados nas mais diversas escalas.
DINÂMICA GEOAMBIENTAL, RISCO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
A linha é voltada para a análise e planejamento do território a partir da compreensão de seus componentes físicos e naturais. Além dos estudos acerca da evolução dos processos atuais e pretéritos e da busca por modelos estruturais e dinâmicos do geoambiente, as pesquisas estão voltadas para a proposição de relações sustentáveis entre a sociedade e o meio ambiente, bem como a compreensão dos seus riscos e vulnerabilidades. A partir de uma abordagem sistêmica e integrada, a linha é orientada para os temas: as dinâmicas das relações solo-relevo nos trópicos úmidos e no semiárido, na caracterização e monitoramento do ambiente quaternário costeiro, na epistemologia da Geografia Física, na análise do ambiente biogeográfico e na evolução climática local e regional. No que se refere aos estudos aplicados em geografia física, concentra-se na análise e modelagem de riscos, fragilidades e vulnerabilidades ambientais, voltados ao ordenamento do território, com o auxílio das geotecnologias.